O mal da inveja

SHALOM!

Pr. André Hsu, neste culto, Deus nos exortou, por meio do seu servo, Pr. Mauro, a não termos inveja, pois, onde há inveja, há confusão e toda espécie de males.
CULTO DA UNÇÃO -28/07/2010.
MINISTRO DA PALAVARA: Pr. MAURO.
TEXTO BÍBLICO: MIRIÃ E ARÃO CRITICAM MOISÉS.

Números 12 – Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope. “Será que o SENHOR tem falado somente através de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado através de nós?” E o SENHOR ouviu isso. Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na Terra. Imediatamente o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá. Então o SENHOR desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã, os dois vieram à frente, e Ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do SENHOR, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés que é fiel em toda minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas, e ele ver a forma do SENHOR. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?”… O SENHOR respondeu a Moisés: “Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta. Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta. Depois disso acamparam no deserto de Parã.

Pr. interrogou e comentou: Você tem inveja de alguém? Quando seu irmão adquire algum bem material você tem inveja? Você tem inveja da vida Espiritual do seu irmão? Hoje falaremos sobre inveja. A inveja é um grande mal!

Em 1 Coríntios 13:4 diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Apesar de falar de amor, também, fala de inveja! Talvez você esteja perguntando: “Pastor, por que o senhor está trazendo palavra sobre inveja hoje? Por que os ímpios prosperam?” Porque o SENHOR vai cumprir o que Ele tem para sua vida, leia o Salmo 73!

O  MAL QUE A INVEJA PODE TRAZER PARA A VIDA DE UMA PESSOA, PRINCIPALMENTE, SE FOR CRISTÃ:

Provérbios 14:30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Nesta palavra descobrimos que a inveja é a podridão dos ossos! Atualmente vivemos em um tempo de manifestações de doenças psicossomáticas. Diga: “A inveja é a podridão dos ossos!” Também, adoece a alma da pessoa. +

Mateus 27:18 – “Porque sabia que o haviam entregado por inveja.” Os principais líderes religiosos daquela época entregaram Jesus, por causa da inveja, pois, o Mestre estava levando muitos adeptos ao cristianismo.

Atos 5:17 – “Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja. Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública.” A inveja foi motivo de muitas perseguições.

Atos 13:45 – “Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.” Pessoas que não têm Deus no coração, sempre criticam os cristãos. Pois, boca fala do que está cheio o coração.

Atos 17:5 – “Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.” A inveja é sentimento demoníaco, move os corações dos incrédulos e de pessoas que se afastam de Deus!

Tiago 3:14 – Contudo, se vocês  abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.” Fale ao irmão (ã): “Se a inveja está no seu coração é porque o Diabo entrou nele!

Gálatas 5:21 – inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” A inveja faz parte das obras da carne. O texto que lemos em Números 12, Moisés estava à frente da obra de conduzir o povo, mas, eram pessoas difíceis de serem conduzidas, porque, saíram do Egito, mas, o Egito não havia saído de dentro deles! O maior problema quando lideramos pessoas é quando o Egito não saiu delas. Os próprios irmãos de Moisés estavam com sentimento de inveja!

Pessoas incrédulas dizem que os crentes fazem tudo de mau e depois querem ser santinhos, mas, falam isso, porque, não lêem a Bíblia. Moisés sabia manobras militares, conhecia toda a ciência, porque havia sido preparado para ser um Faraó. A Bíblia diz que ele era homem sanguinário matou um egípcio. Mas, em Números diz que ele era homem paciente mais do que qualquer outro da Terra, porque, Deus tinha transformado sua vida e ele era interessado pela parte espiritual do povo.

Você lembra quando Deus te atraiu?! Não sei se foi por doença, dor, mas, Deus vai tratar com pessoas que não estão cem por cento tratadas!

QUAL A CONSEQUENCIA DA INVEJA? LEPRA! – Quando Deus se afasta da pessoa ela fica leprosa! A presença de Deus é cura, nunca queira que Deus se afaste de você porque o mal se apodera!

Você viu o que Deus falou no verso seis para Miriã? Lembra de Daniel? Deus fala conosco por meio de sonhos, visões e enigmas. Miriã era uma profetisa, mas, o que aconteceu com ela? Além de leprosa ficou isolada! Pessoas invejosas sempre ficam sozinhas! Esse povo parou tudo, pois, havia uma intervenção Divina; justificação para Moisés, e uma humilhação para Arão. Moisés clamou ao SENHOR, mas, o que o SENHOR respondeu?! Vai ficar isolada sete dias. Moisés um servo exemplar se calou. Muitos dizem: Ah, eu não tenho inveja, mas, as nossas palavras nos condenam!

Irmã perdeu o marido, fazia escândalo porque ele arranjou outra bem mais nova do que ela, então ela arranjou outro igualzinho ao seu ex! Esse sentimento pode vir dentro do nosso coração, mas, saiba que Deus tem o melhor para você!

A inveja é conhecida nos nossos dias como o que mesmo? Olho grande! Tem crente que fala em nome de Jesus, não vai dá certo! Outras usam comigo ninguém pode; espada não sei de quê!

Não fique preocupada se levaram seu marido, porque, o SENHOR vai te dá um melhor! Ah pastor roubaram minha mulher! Não se preocupe, Deus te conhece e tem o melhor para você!

DEUS TEM UMA PROMESSA NA SUA VIDA! ELE SABE O TEMPO CERTO; O MELHOR MARIDO; A MELHOR MULHER; O MELHOR EMPREGO! DEUS ESTÁ PREPARANDO VOCÊ PARA RECEBER ALGO, ELE NÃO QUER TE ESTRAGAR! AMÉM!

É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. (Fp.1:15).

About Andre Hsu 許步義

Pastor evangélico 牧師
本篇發表於 Pregação。將永久鏈結加入書籤。

發表留言